top of page

​Forno Combinado
 

​

Quem já usou um, jamais esquece. Os fornos combinados permitem que, em um único equipamento, seja possível assar, fritar, grelhar, gratinar, cozinhar em banho-maria e a vapor. Além disso, pode-se aquecer alimentos sem ressecá-los, mantendo suas características originais.
 

Um forno combinado diminui a necessidade de outros equipamentos, como fogões, fritadeiras, fornos etc. As várias funções que ele oferece se devem ao uso de ar quente ou vapor —- ou ainda uma combinação de ambos. As variadas combinações de calor e umidade permitem que se cozinhe mais rápido, com adequação ao tipo de alimento e mantendo nutrientes, sabores e texturas, além do prazer de cozinhar sem fumaça e sem calor no ambiente.
 

No mercado, pode-se encontrar fornos combinados a gás ou elétricos, com vários tamanhos e capacidades. Há alguns anos, só existiam fornos combinados de maior porte, cujo uso era restrito às cozinhas profissionais. Naturalmente, os preços eram também muito elevados, inviabilizando seu uso doméstico.


Atualmente, alguns fornos podem custar menos do que uma TV de 34 polegadas, o que permite aos amantes da boa cozinha ter o prazer de pilotar um forno combinado. Apesar de jamais ter pilotado um destes, acredito que cozinhar com um é algo como pilotar uma Ferrari. 
Tecnologia, praticidade e economia são palavras de ordem para equipamentos como este.

  • c-facebook
  • c-twitter
  • c-googleplus
bottom of page